top of page

Coloproctologista - Salvador, BA

A Dra. Aline Landim Mano é uma coloproctologista experiente em diagnóstico e tratamento de uma ampla gama de doenças que afetam o cólon, o reto e o ânus. Em nossa clínica, você encontrará uma abordagem abrangente que combina expertise clínica com uma tecnologia avançada para tratar eficazmente condições desde as mais simples até as mais complexas.

Doenças Orificiais:

Doença Hemorroidária

As hemorróidas são dilatações dos vasos sanguíneos no ânus (vasos hemorroidários), classificadas como internas, externas ou mistas. Causadas principalmente por esforço evacuatório crônico, outras condições como diarreia crônica, multiparidade, excesso de peso e fatores genéticos também contribuem para seu desenvolvimento. Os sintomas são variados como sangramento, dor, nodulações, até prurido (coceira) anal.

hemorroida-thumb-1.png

​O tratamento se inicia com medidas conservadoras, como a regularização do ritmo intestinal e uso de pomadas locais. Os casos mais avançados geralmente necessitam procedimentos adicionais, como a ligadura elástica (estrangulamento da hemorroida através de um anel de borracha) ou mesmo cirurgia. Atualmente, além da técnica convencional – que remove as hemorróidas - existem procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos, onde não há “cortes” na borda anal, como as técnicas de desarterialização e grampeamento, que cursam com menor dor pós operatória e recuperação mais rápida.

Fístula Anorretal

A fístula anorretal consiste na formação de um ou mais trajetos (como túneis), comunicando um orifício na pele próxima ao ânus com o interior do canal anal ou reto. Geralmente, se inicia após um episódio de abscesso perianal (furúnculo). Embora seja uma condição benigna, o tratamento da fístula anorretal é sempre cirúrgico e o mesmo deve ser bem planejado, evitando ou minimizando a lesão dos músculos anais (esfíncteres).

fistula-anal-1.jpg

Existem diversas técnicas cirúrgicas, desde a abertura completa do trajeto fistuloso (técnica convencional) até procedimentos minimamente invasivos, como uso de endoscópios (VAAFT), Laser e outros, onde os esfíncteres anais não são agredidos, minimizando o risco de incontinência fecal (escape de gases e/ou fezes) no pós operatório.

Fissura Anal

A fissura anal se caracteriza por uma ferida na borda do ânus, geralmente causada pela constipação e esforço evacuatório, ocasionando dor e sangramento vivo, especialmente às evacuações. Também pode estar relacionada com a hipercontratilidade dos esfíncteres anais (músculos do ânus). Seu tratamento baseia-se na regularização do funcionamento intestinal e pomadas cicatrizantes e/ou anestésicas. Por vezes, há necessidade do uso de relaxantes musculares tópicos (locais). 

Fissura anal.jpg

Nos casos que não respondem ao tratamento clínico, há necessidade de promover o relaxamento da musculatura esfincteriana, para permitir sua cicatrização. Este relaxamento pode ser obtido através do procedimento cirúrgico convencional, a esfincterotomia (corte do músculo), ou de forma menos invasiva, com o uso da Toxina Botulínica.

Cisto Pilonidal

O cisto pilonidal é uma doença crônica, que se desenvolve geralmente no sulco que separa as duas nádegas, alguns centímetros acima do ânus. O cisto consiste em uma “bolsa” que contém pêlos, fragmentos de pele e glândulas em seu interior. O acúmulo desse material gera um processo inflamatório, dando origem a abscessos (furúnculos), orifícios que eliminam pus e túneis debaixo da pele (fístulas).

images (11).jpeg

Na fase aguda, onde se apresenta como abscesso (furúnculo), com dor, vermelhidão e aumento do volume local, necessita de drenagem cirúrgica (abrir o cisto), com ou sem uso de antibióticos associados. Na fase crônica, tem indicação cirúrgica, como tratamento definitivo. Existem diversas opções de cirurgias: as tradicionais, visam a remoção de todo o cisto, com fechamento ou não da ferida formada. Atualmente, as técnicas minimamente invasivas - que utilizam endoscópios, laser, dentre outros - visam a “limpeza” de todo o cisto e seus trajetos, sem a necessidade de realização de feridas amplas, com menor dor pós operatória e menor tempo de cicatrização.

Incontinência Fecal

A incontinência fecal é a incapacidade de controlar as evacuações, causando escape de gases, fezes líquidas e/ou sólidas, involuntariamente, gerando grande desconforto e constrangimento. É causada por lesão ou enfraquecimento dos músculos e/ou nervos da região anal, sendo as causas mais comuns: prisão de ventre ao longo da vida, gestações, partos, diabetes, cirurgias na região anal, traumas anais, entre outros.

incontinencia+fecal.jpeg

Atualmente, existem diversas modalidades de tratamento para incontinência, que podem ser utilizadas isoladamente ou em conjunto, como a fisioterapia do assoalho pélvico, cirurgias de reconstrução muscular, aplicação de substâncias para preencher os defeitos musculares, e até marcapasso para regular o controle das dejeções.

Quem é a Dra. Aline Landim Mano:

A Dra. Aline Landim Mano graduou-se em Medicina em 2004 pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Ela completou sua residência em Cirurgia Geral no Hospital Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce - OSID) entre 2005 e 2006, e em Coloproctologia no Hospital São Rafael de 2007 a 2008. Desde então, ela tem se dedicado a aprimorar suas habilidades através de diversos cursos e especializações, com foco em Colonoscopia terapêutica, Cirurgias minimamente invasivas, Cirurgia Robótica e Neuromodulação sacral.

  • Como posso agendar uma consulta com a Dra. Aline Landim Mano?
    Para agendar uma consulta com a Dra. Aline, você pode entrar em contato através do número de telefone disponível ou no nosso WhatsApp.
  • O que esperar durante a consulta com a coloproctologista?
    Durante a consulta, a Dra. Aline realizará uma avaliação completa da sua saúde intestinal, revisando seu histórico médico e conduzindo exames específicos, conforme necessário. Ela discutirá com você os resultados dos exames, fornecerá um diagnóstico preciso e recomendará um plano de tratamento personalizado, sempre baseado nas melhores práticas e evidências científicas atuais.
  • Quando devo consultar com um coloproctologista?
    É recomendável agendar uma consulta com um coloproctologista a partir dos 45 anos, para exames preventivos, ou sempre que notar sintomas como alterações no hábito intestinal, dor abdominal, sangramento ou outros sintomas relacionados ao sistema digestivo.
  • O que faz um médico coloproctologista?
    O Coloproctologista é o médico cirurgião, especialista em tratar as doenças do intestino grosso, reto e ânus. Desta forma, ele aborda tanto as patologias clínicas, como cirúrgica destas regiões.
  • Além das citadas anteriormente, a Dra. Aline Mano trata outras doenças?
    Sim! A Dra. Aline Mano trata diversas outras condições como dor anal, diarreia crônica, constipação, proctites (inflamações no reto), reversão de colostomia, HPV perianal, câncer de ânus, síndromes polipóides genéticas, tumores retrorretais (ou pré-sacrais), estenose anal, fístulas reto-vaginais e colo-vesicais, entre outras.
Perguntas Frequentes
Banners (11).png

Por Que Tratar com a Dra. Aline Landim Mano?

Expertise e Experiência: A Dra. Aline Mano possui formação sólida e vasta experiência para o diagnóstico adequado e tratamento das diversas condições coloproctológicas, sempre com acolhimento e levando em consideração as características individuais de cada paciente.

Abordagem Multidisciplinar: A Dra. Aline utiliza uma abordagem colaborativa, envolvendo nutricionistas, fisioterapeutas e outros especialistas para garantir um cuidado abrangente e personalizado. Todos os pacientes oncológicos são avaliados e acompanhados por equipe multidisciplinar, para definição de melhor conduta.

Técnicas Minimamente Invasivas: Sempre que possível, são preferidas técnicas minimamente invasivas, tanto para doenças orificiais (anais), como abdominais, no intuito de reduzir a dor e acelerar a recuperação dos pacientes, além do benefício estético.

Locais e Horários de Atendimento

Consulta


Av. Juracy Magalhães Jr, n2096 - Rio Vermelho. Centro Médico Aliança, sala 304.

(71)3231-6161 / (71)99631-0851

Horários: Sextas-feiras, pela manhã 

Instituto Fred Mascarenhas

Consulta

Clínica AMO

R. João Gomes, n225 - Rio Vermelho

(71)3311-6500

Horários: Quartas-feiras à tarde e Quintas-feiras pela manhã

Consulta

​Hospital São Rafael

Av. São Marcos, n2152 - São Marcos

(71)3409-8000

Horários:  Terças e Quartas-feiras, pela manhã

Colonoscopia

Hospital São Rafael 

Av. São Marcos, n2152 - São Marcos

 (71)3409-8000

Horários: Sextas-feiras e Sábados

Colonoscopia

Hospital de Endoscopia Ramiro Mascarenhas

R. Pará, n221 - Pituba

(71)3333-7070

Horários: Terça-feiras

Doc Na Mídia | Todos os direitos reservados © 2024

bottom of page